Correio Popular Notícia





ZERAR ANALFABETISMO
Fiero lança Movimento Rondônia pela Educação

Data da notícia: 2016-05-24 10:13:38
Foto:

(Da Redação) A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) lançou na manhã de ontem (23), no Teatro Guaporé, o Movimento Rondônia pela Educação, uma iniciativa com seis metas prioritárias para ser desencadeadas em ações que serão definidas em um plano de trabalho que se estende até 2018. Com a assinatura do termo de adesão, o governador Confúcio Moura (PMDB) assegura apoio à proposta, anunciada pelo presidente da entidade, Marcelo Thomé.

O Movimento Rondônia pela Educação é inspirado em iniciativa consolidada no ano de 2013 em Santa Catarina por decisão da Federação das Indústrias daquele estado, e nasceu mediante uma provocação, conforme relato de Marcelo Thomé, da secretária da Educação Fatima Gavioli.

Ela teria conhecido a experiência da Fiesc, levou o assunto a Thomé, que incorporou a ideia e oito meses depois a proposta é anunciada.

?Precisamos fazer uma revolução na educação, e essa proposta não é de uma instituição isoladamente?, assegurou Marcelo Thomé, convocando empresários, entidades sindicais e outras instituições da sociedade civil organizada a assinarem o termo de adesão ao Movimento Rondônia pela Educação. Um termo de cooperação técnica foi assinado pelo dirigente da Fiero com o presidente da entidade similar de Santa Catarina, Glauco José Corte.

Nesse primeiro momento, a Fiero e apoiadores iniciais irão buscar a adesão das empresas de Rondônia. Essa adesão não significa o comprometimento com alguma ação educacional especifica, mas uma sinalização de apoio ao Movimento Rondônia pela Educação. As ações serão aprovadas pelo Conselho de Governança da Fiero.

Zerar o analfabetismo entre os trabalhadores de Rondônia; integrar a escola, família e sociedade para melhorar a educação; implantar projeto de formação para gestores escolares; reduzir 80% da evasão escolar identificada no estado; promover experiências que diminuam ou erradiquem a evasão escolar e promover 70% de escolaridade básica completa dos trabalhadores da indústria são as metas anunciadas.

?Esta é uma parceria fantástica, salvadora e que poderá acolher o jovem que está com dificuldade na escola, ou que está na malandragem, no subemprego?, afirmou o governador Confúcio Moura, parabenizando a iniciativa.

Ele destacou as diversas parcerias que o governo estadual tem alcançado, citando entre elas com o Itaú Social, o Instituto Airton Sena, a Fundação Roberto Marinho, o Ifro, Escolas Famílias Agrícolas e Instituto Abaitará, para avançar a educação em Rondônia. Com informações de Mara Paraguassu - Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1202 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.